O que é BB Glow? Usar base permanente é seguro?

O que você acha de um procedimento que promete deixar a sua pele sem manchas por aproximadamente 9 meses? O BB Glow dá esse efeito, mas você sabe a que custo?

Essa técnica, originada na Coréia do Sul, consiste na injeção superficial de maquiagem ou de pigmentos de extratos naturais na pele. Assim, a paciente sai do consultório com uma “base semi-permanente” no rosto. 

Saiba como funciona este procedimento, se ele é seguro e que outros tratamentos podem ser utilizados em alternativa. Boa leitura!

Como é feito o BB Glow?

O procedimento de injeção de pigmento no rosto dura em torno de 2 horas, dependendo do tipo de pele. Utiliza-se um roller com pequenas agulhas de 0,25 milímetros para fazer a técnica de Drug Delivery — que é a aplicação invasiva de substâncias no tecido cutâneo.

Ao longo da sessão, a profundidade das injeções é alterada. Quando o profissional está injetando ao redor dos olhos, onde a pele é mais fina, bastam os 0,25 mm, mas, na região da mandíbula, a profundidade necessária para dar o efeito desejado é de 1,5 mm.

Com uma sessão, o resultado do BB Glow pode durar até 3 meses. 

A técnica promete uniformização da pele, atenuação das manchas de olheiras, estímulo à produção de colágeno etc.

O BB Glow oferece riscos para a saúde?

Principalmente por ser um procedimento novo, sem uma avaliação sistematizada por pesquisadores e sem regulamentação pelos órgãos de saúde, o BB Glow pode propiciar alguns riscos, tais como:

  • pigmentação permanente na pele por causa do tamanho e profundidade das agulhas;
  • alergias e doenças de pele devido à natureza desconhecida dos componentes injetados;
  • intercorrências médicas, já que alguns profissionais realizam o procedimento até mesmo em salões de beleza, onde geralmente não tem como esterilizar agulhas;
  • desconhecimento dos resultados possíveis ao ter um pigmento sob a pele por meses;
  • resultado diferente do esperado;
  • risco de queimadura após o procedimento;
  • mudança de cor do pigmento na pele, ao longo do tempo.

O procedimento tem comprovação científica?

Não há pesquisas científicas sobre o BB Glow em nenhuma base de dados até o momento. 

Isso significa que nenhum expert validou o método em relação aos benefícios que ele promete.

De forma subjetiva, podemos visualizar sim a pele com o efeito de base. Mas não é possível garantir que o procedimento hidrate ou estimule o colágeno na pele, sobretudo porque não existe uma regulamentação dos pigmentos utilizados pelos profissionais. 

Por outro lado, há procedimentos que, até a curto prazo, promovem clareamento e uniformização da pele — com comprovação científica. Veja quais são, logo mais.

Como ter pele a uniforme e com efeito de base de forma segura? 

Afinal, compensa esperar por resultados que variam de pessoa para pessoa, correr riscos e confiar em um procedimento sem validação científica?

Existem tratamentos mais seguros que, embora não prometam a mágica da pele uniforme instantânea, podem deixar a pele rejuvenescida, firme e hidratada em alguns dias.

Manchas e melasma

O uso de laser, com a moderna tecnologia Fotona StarWalker, por exemplo, pode reduzir a pigmentação de manchas de acne e melasma, incluindo as regiões do colo, pescoço e braços.

Acne

Tratamentos para acne, como peeling e LED, podem promover clareamento em até uma semana após a primeira sessão.

Olheiras

Ao tratar suas olheiras, o rosto, como um todo, também ganha outro aspecto. A Luz Intensa Pulsada, por exemplo, é capaz de regular a quantidade de vasos sanguíneos na região, clareando-a.

Como você viu, o BB Glow pode até gerar um bom resultado estético nas pacientes. Mas, a partir do momento em que a saúde entra em jogo, pode haver consequências indesejáveis.

Se esse conteúdo ajudou você, entre em contato e saiba mais sobre nossos tratamentos faciais!

Responsável técnico: Dra. Paula Chicralla (RQE 15402)

Imagem: freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Paula Chicralla

Av. das Américas, 3500, Bloco 6, Loja C,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102.

  • Estacionamento valet disponível.
  • Acessibilidade para cadeirantes.
Traçar rota até a clínica