A drenagem linfática é uma técnica de massagem que auxilia no processo de eliminação de impurezas acumuladas entre as células dos tecidos pela corrente sanguínea.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que auxilia no processo de eliminação de impurezas acumuladas entre as células dos tecidos pela corrente sanguínea.

Seu objetivo é eliminar o excesso de líquidos ou toxinas e melhorar a oxigenação e nutrição dos tecidos. Ela é executada por meio de movimentos circulares e suaves sobre os pontos onde existem os vasos linfáticos.

A seguir, nós iremos te explicar de maneira detalhada como esse procedimento acontece:

Saiba como funciona a Drenagem linfática

A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, o que pode ser ocasionado por um retardo da pessoa na produção da linfa, por exemplo, ou por dificuldades da absorção por parte das células. Com essa estimulação, há a diminuição do inchaço e melhora da celulite.

O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e pode atuar discretamente no combate a gordura localizada, uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local.

O transporte de gordura, principalmente na forma de triglicerídeos, e vitaminas é feito pela linfa do intestino e desemboca no fígado sendo metabolizado e mandando ao sistema circulatório os nutrientes e volume sanguíneo de maneira balanceada.

Por isso, quando há uma melhora da circulação da linfa, há também uma maior oxigenação dos tecidos do corpo, o que melhora o aspecto da celulite e gordura localizada.

A frequência ideal para fazer Drenagem Linfática

Para que os resultados sejam efetivos, a drenagem linfática deve fazer parte da sua rotina. Se o seu caso for de muita retenção de líquido, ela pode ser feita diariamente ou 3 vezes por semana.

A drenagem não terá efeito caso praticada apenas uma vez por mês, por exemplo, pois ela é um estimulante da linfa e caso não seja feita com certa frequência a retenção de líquidos volta a surgir.

Fatores necessários para alcançar resultados na Drenagem Linfática

Os resultados são perceptíveis imediatamente com a diminuição do inchaço. Entretanto, é importante ressaltar que a drenagem linfática não funciona sozinha. Os resultados virão mais facilmente quando a técnica estiver alinhada a:

Alimentação balanceada: um dos maiores vilões da retenção de líquido é o alto consumo de sódio, açúcar e gordura com baixa ingestão de água. Por isso, é importante que você siga uma dieta rica em fibras, alimentos naturais, proteínas e que o tempero seja o mais natural possível.

Atividades físicas: trinta minutos por dia é o suficiente para o bom funcionamento do organismo. Indicamos que encontre uma atividade prazerosa e a inclua em sua rotina, pois, além de manter o corpo em atividade, ajuda na oxigenação e nos resultados da Drenagem Linfática

Aumento da ingestão de líquidos: quanto mais líquido você ingerir, menos retenção vai ter. Pode parecer óbvio, mas mesmo com a drenagem linfática sem o aumento de líquidos no seu corpo o resultado será comprometido.

Indicações e contraindicações

A drenagem linfática é indicada durante a gravidez, após cirurgia, quando houver lesões nos músculos, tendões ou articulações, durante o uso de anticoncepcional ou outros medicamentos, durante o período menstrual, em tratamentos estéticos e quando há consumo excessivo de sal e pouca ingestão de água.

Entretanto este procedimento é contraindicado a pacientes com câncer e que estejam fazendo uso de remédios específicos para quimioterapia, quando há acne severa (graus 3 ou 4), quando existem feridas abertas, pessoas com qualquer tipo de infecção e pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada.

Se você quer saber mais a respeito da Drenagem Linfática e outros procedimentos entre em contato e conte com uma equipe profissional e qualificada para lhe orientar sobre esse assunto.

Nossa clínica está localizada na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, e é especializada nos mais diversos procedimentos estéticos.

Clínica Paula Chicralla

Av. das Américas, 3500, Bloco 6, Loja C,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102.

  • Estacionamento valet disponível.
  • Acessibilidade para cadeirantes.
Traçar rota até a clínica
Fale conosco pelo Whatsapp!