O IPCA é um procedimento estético realizado com microagulhas, mais finas do que um fio de cabelo. Juntas e com o movimento de vai vem, elas formam um sistema de múltiplos micro canais fracionados. Os furos feitos mal conseguem ser vistos a olho nu, com isso possibilitam a melhor absorção de ativos que penetram na pele, gerando renovação celular e propiciando a formação de colágeno.

A indução percutânea de colágeno através de agulhas (IPCA) comumente chamado de microagulhamento (com entrega ou DrugDelivery de medicamentos), é uma técnica revolucionária utilizada para o tratamento de diversas irregularidades e imperfeições na pele. A seguir nós vamos explicar mais sobre este procedimento:  

Entenda como funciona o microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento estético realizado com um equipamento em que são acopladas micro agulhas, mais finas do que um fio de cabelo, juntas e realizando o movimento de vai vem, elas formam um sistema de múltiplos micro canais fracionados. 

O tratamento pode ser feito de duas formas: com o Dermaroller, aparelho manual ou DermaPen, aparelho automático, que contém agulhas presas que estimulam a renovação da pele.

Porque fazer o microagulhamento? 

Os furos feitos através deste procedimento mal conseguem ser vistos a olho nu, possibilitando a melhor absorção de ativos que penetram na pele, gerando renovação celular e propiciando a formação de colágeno, o que pode gerar uma série de benefícios:

– Ajuda a diminuir a aparência de poros dilatados;

– Ajuda no tratamento de manchas na pele;

– Melhora a firmeza e a elasticidade da pele, tratando e evitando rugas;

– Colabora para a melhora da textura da pele;

– Pode ser usado no tratamento de cicatrizes.

Quando aparecem os resultados do microagulhamento?

Em geral são feitas entre três e quatro sessões de microagulhamento, com intervalo de 30 a 60 dias, para recuperação da pele. Mas a quantidade de sessões e intervalo podem variar de acordo com a finalidade do tratamento, do fototipo do paciente e das características da agulha usada.

Há resultados que podem ser notados a partir da primeira sessão, deixando a região uniforme, sem as marcas da acne, por exemplo.

Cuidados após o procedimento 

Após realizar o procedimento de microagulhamento é comum que ocorra inchaço, vermelhidão, ardência na região e sensibilidade ao calor ou ao frio. A intensidade desses sintomas varia de leve a moderado, dependendo da intensidade da aplicação e do fototipo do paciente.

A recuperação é bem rápida, mas requer alguns cuidados que ajudam a hidratar e nutrir a pele, melhorando a eficácia e os resultados do microagulhamento:

– Interromper o uso de qualquer ácido na pele (deve acontecer 48 horas antes do procedimento e permanecer nos dias posteriores);

– Evitar exposição exagerada ao sol nos primeiros 30 dias;

– Usar protetor solar por até 12h após ter realizado o microagulhamento;

– Usar protetor solar diariamente após esse período;

– Hidratar bem a pele;

– Usar creme hidratante com vitamina C.

Saiba o que pode ajudar a prolongar o efeito do microagulhamento

Existem hábitos que podem colaborar para o prolongamento do efeito causado pelo procedimento:

– Usar hidratante;

– Aplicar protetor solar diariamente;

– Usar um creme clareador de manchas recomendado pelo dermatologista (caso esteja tratando esse caso).

Se você quer saber mais a respeito do Microagulhamento e outros procedimentos entre em contato e conte com uma equipe profissional e qualificada para lhe orientar sobre esse assunto.

Nossa clínica está localizada na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, e é especializada nos mais diversos procedimentos estéticos.

Clínica Paula Chicralla

Av. das Américas, 3500, Bloco 6, Loja C,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102.

  • Estacionamento valet disponível.
  • Acessibilidade para cadeirantes.
Traçar rota até a clínica
Fale conosco pelo Whatsapp!