O que é tricoscopia digital O diagnóstico das doenças do couro cabeludo foi revolucionado pela tricoscopia digital do couro cabeludo. […]

O que é tricoscopia digital

O diagnóstico das doenças do couro cabeludo foi revolucionado pela tricoscopia digital do couro cabeludo. Trata-se da evolução de um método já consagrado na dermatologia que é a dermatoscopia.

Este exame permite a visualização ampliada do couro cabeludo, dos óstios foliculares e das hastes dos pelos. Apresenta como vantagens adicionais a maior qualidade das imagens obtidas e a possibilidade de armazenamento das mesmas.

Destaca-se hoje como um recurso diagnóstico indispensável para a avaliação de queixas relacionadas aos cabelos, como nos casos de queda.

Ocupa ainda papel de destaque no diagnóstico inicial dos quadros de Alopecia Androgenética masculina e feminina, possibilitando que se inicie o tratamento destas condições em fases ainda bem precoces e nas quais o tratamento é mais efetivo.

Tricoscopia digital associada ao Trichoscan

Ainda como um refinamento deste método, podemos realizar a análise das fotos através de um software chamado Trichoscan®.

Com ele podemos calcular a densidade dos pelos na área, o percentual dos cabelos em crescimento e em repouso, a espessura dos fios e sua taxa de crescimento. Mesmo em casos que não existem dúvidas quanto ao diagnóstico, a tricoscopia ganha papel de destaque.

Com este método temos imagens detalhadas e objetivas dos quadros tratados, tornando possível o acompanhamento dos pacientes de forma mais fidedigna. Ela possibilita o acompanhamento com fotos macro e microscópicas, o que permite avaliação dos resultados e intervenções terapêuticas mais acertadas e adequadas.

Alguns autores sugerem que os achados da tricoscopia digital seriam capazes de substituir métodos de exame mais invasivos, como a biópsia do couro cabeludo na maioria dos casos.

Clínica Paula Chicralla

Av. das Américas, 3500, Bloco 6, Loja C,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102.

  • Estacionamento valet disponível.
  • Acessibilidade para cadeirantes.
Traçar rota até a clínica