Harmonização Facial

Harmonização Facial No Rio De Janeiro

A harmonização facial é um procedimento estético que pode trazer soluções para diversas questões estéticas da face. É um procedimento não invasivo, que consegue harmonizar as linhas e valorizar os contornos do rosto. 

Seja para quem encontra certa assimetria que incomoda, ou mesmo para quem apenas quer valorizar algum ponto facial, a harmonização pode ser o tratamento adequado. O resultado natural e suave é um dos pontos mais importantes dessa técnica. 

No que consiste a Harmonização Facial?

A harmonização facial é composta não por um, mas por vários procedimentos estéticos que, juntos, conseguem tornar o rosto mais bonito e harmônico. 

Análise

O primeiro ponto é analisar o que precisa ser corrigido. Para isso, o médico faz uma avaliação prévia, onde fará um escopo das necessidades do cliente. São feitas análises verticais e horizontais.

É nessa etapa que o médico fará sugestões de melhorias. Ele dirá o que pode ser projetado e marcado para trazer um resultado mais interessante. As regiões que podem ser harmonizadas são:

  • Mandíbula: ganhará um ângulo mais definido ou alongado;
  • Malar: maçãs do rosto mais projetadas ou definidas, melhorando o aspecto facial;
  • Mento: melhorar a projeção do queixo e a aumentar a largura da região, fazendo com que o contorno do rosto fique mais definido;
  • Nariz: pode receber melhorias tanto na ponta – que pode ser projetada ou rebaixada – quanto no dorso – que será alinhado ou alargado;
  • Lábios: para os lábios são possíveis promover um “enchimento”, fazendo com fiquem mais volumosos e alongados, tornando o contorno mais bonito;
  • Supercílios: o levantamento das sobrancelhas torna o olhar mais jovial e marcante. 

É importante entender que essa não é uma imposição. O paciente tem liberdade para questionar e até mesmo recusar algum procedimento caso ele não queira mexer em determinado ponto. 

Harmonização Facial Com MD Codes

Uma das melhores técnicas usadas para harmonização facial é a MD Codes. A sigla significa “Códigos Médicos”, e refere-se aos procedimentos mais modernos e potenciais para rejuvenescimento da face. 

O processo parte de um mapeamento, dos pontos que deverão ser preenchidos com ácido hialurônico. É um processo muito delicado e preciso, que permite harmonizar o rosto de maneira natural. 

Os pontos mais importantes são chamados de “pontos de sustentação”. São os locais onde o MD Codes poderá promover uma sustentação que resultará em rejuvenescimento. 

Além de seu fator corretivo para marcas e sinais, o MD Codes também previne o surgimento de novas marcas no corpo. Por isso é tão escolhido por pessoas que estão na faixa dos 30 e 40 anos. 

Tratamento Com MD Codes Estimula A Produção De Colágeno

O que leva a perda de sustentação e ao surgimento de rugas, ou mesmo o aspecto “cansado” da face é a perda de colágeno, fator que se intensifica a partir dos 30 anos. 

Quando você passa por uma harmonização facial com MD Codes, outra coisa que ocorre é justamente o estímulo da produção natural de colágeno. 

Sendo assim, mesmo que dentro de 12 ou 24 meses você precise refazer a harmonização facial, o rosto terá o aspecto mais jovial e iluminado do que o estado anterior ao procedimento. 

Quanto tempo de aplicação?

Uma das grandes preocupações de quem decide fazer harmonização facial é com relação ao tempo que leva para que o procedimento seja realizado. Isso vai depender de alguns fatores. 

O principal dele é a quantidade de pontos que precisam ser corrigidos. Então, pode variar de 30 a 60 minutos dentro do consultório. Mas de qualquer forma é muito rápido e simples perto das grandes cirurgias plásticas. 

Quando o resultado pode ser visto?

Na mesma hora já é possível perceber os resultados. Mas, somente dentro de alguns dias você perceberá a diminuição do inchaço ou marcas que podem aparecer durante a harmonização. Isso pode levar uns 20 ou 30 dias. 

Também é feita uma reavaliação após esse período, de modo que o médico identifique a necessidade de algum retoque para que o rosto fique ainda mais bonito e harmônico.

Conheça Um Pouco Dos Procedimentos Realizados Durante A Harmonização

Como dissemos anteriormente, a harmonização facial é composta pela junção de diversos procedimentos que, juntos, promovem um rejuvenescimento, sustentação e simetria da face. Vamos conhecê-los:

Preenchimento facial e labial

Uma das soluções é preencher pontos que precisam ser evidenciados ou que apresentem um aspecto “murcho” graças a perda de colágeno, efeito natural do tempo e do envelhecimento. 

O preenchimento tanto confere mais volume quanto “endireita” o ponto, tornando-o mais simétrico e corrigindo qualquer desvio. 

Nivelamento

Também ocorre o preenchimento com intenção de nivelar a pele, eliminando sulcos. É também usado para diminuir as olheiras fundas e o famoso – e odiado – bigode chinês. 

Botox

É aplicada a toxina botulínica com a finalidade de diminuir rugas e sinais de expressão. O mesmo elemento é usado também para arquear as sobrancelhas e destacar os olhos. 

Fios de sustentação

Os fios de sustentação são implantados de maneira rápida e simples onde causam o efeito de “lifting”, ou seja, “levantamento” da face. 

Microagulhamento

O microagulhamento é usado para estimular a produção de colágeno, fazendo com a pele recupere a sua sustentação e elasticidade, diminuindo a flacidez e tornando-a mais jovem. 

Peeling

E o peeling, por sua vez, promove uma renovação profunda da pele através da descamação realizada com o uso de produtos próprios para isso. Com isso diminuem as marcas, manchas e linhas de expressão. 

Obviamente nem todos os procedimentos são realizados em todos os casos. 

Novamente entra aqui a necessidade de passar por uma avaliação prévia com um profissional qualificado que determinará quais procedimentos são adequados. 

Quanto Tempo Duram Os Resultados?

Naturalmente, quem decide fazer uma harmonização facial quer também saber mais a respeito do seu tempo de duração. Existem duas técnicas, em especial, que são usadas para esse procedimento:

Botox

O Botox dura 4 meses quando aplicado em homens e de 4 a 6 meses em mulheres. Isso ocorre porque a musculatura masculina é mais forte, e demanda retoques mais frequentes. 

Ácido hialurônico

A utilização do ácido hialurônico ajuda a restaurar e a rejuvenescer a face promovendo um preenchimento delicado, que diminui rugas, marcas de expressão, olheiras entre outras coisas. 

A sua duração varia de 12 a 18 meses. Após esse período é necessário passar por uma avaliação novamente com o profissional para fazer novas aplicações.

Recuperação Pós-Harmonização Facial

A harmonização facial não é um procedimento cirúrgico. Isso significa que não ocorrem incisões nem suturas. 

Podem ocorrer edema, hematoma ou vermelhidão, sobretudo nos pontos onde foram utilizadas as agulhas. Isso deverá desaparecer em poucos dias, e não costuma ser nada muito grave. 

A indicação de cuidado é com a exposição solar, que deve ser evitada, e as massagens faciais. 

harmonização facial não vai lhe afastar de suas tarefas rotineiras.