O que é harmonização íntima e quais as principais indicações

Só porque envelhecemos, não significa que precisamos nos contentar com tudo o que acontece com o nosso corpo. Incontinência urinária, problemas na atividade sexual e incômodos estéticos podem prejudicar a experiência da vida madura, mas a harmonização íntima cuida de todas essas queixas.

Um estudo de 2019 publicado pela Revista Brasileira de Cirurgia Plástica associou não só os procedimentos de rejuvenescimento íntimo, como a própria cirurgia plástica, à satisfação sexual e estética nas mulheres.

Se você está passando por isso ou conhece alguma mulher insatisfeita com a sua região íntima, será muito útil ler este artigo até o final.

Quais as indicações dos tratamentos de harmonização íntima?

A partir dos 30 anos de idade, todo o corpo passa a produzir menos colágeno — proteína que dá firmeza à nossa pele. Essa alteração também afeta a vagina e a vulva, o que pode desencadear mais problemas, como:

  • falta de lubrificação na vagina;
  • dor na relação sexual;
  • mudança no pH da vagina e predisposição ao corrimento;
  • aumento da frequência urinária;
  • diminuição da satisfação sexual;
  • disfunção do tônus da parede vaginal;
  • assimetria de pequenos lábios;
  • baixa sensibilidade ao toque;
  • flacidez na vulva pós-parto e pós cirurgia bariátrica;
  • escurecimento da região vulvar, perianal e virilha.

Dessa forma, a harmonização, que pode ser realizada em pacientes de qualquer idade, também tem objetivos médicos, não apenas estéticos e psicológicos. 

Inclusive, são vários os fatores que levam à flacidez e outras queixas na região íntima. Maus hábitos alimentares, obesidade, gestação e processos físicos podem contribuir para essas alterações.

Sem o tratamento adequado, a mulher provavelmente teria de conviver com dor e ressecamento, incontinência urinária e corrimentos de repetição. O que é difícil de conceber nesta era da Dermatologia Avançada, não é mesmo?

Como é feita a harmonização íntima?

Há uma variedade de opções para deixar a região íntima harmonizada, saudável e natural. A maioria delas pode agir no monte pubiano, na área da virilha, nos grandes lábios, na região perianal e no ânus. Só uma avaliação médica pode dar uma informação exata. 

Conheça os tratamentos:

Bioestimuladores injetáveis

É a injeção, sob anestesia, de substâncias que estimulam a produção de colágeno, devolvendo o volume e deixando os lábios vaginais mais fechados. 

O procedimento é rápido, possui resultados naturais e tem a duração de aproximadamente 18 meses a 24 meses. A paciente pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia.

Lasers

Os lasers aquecem a região íntima, de forma controlada, e isso estimula o organismo a produzir colágeno. 

Aqui na clínica, para estímulo do colágeno, contamos com o Laser Fotona Spectro (com ponteira intravaginal) que estimula a produção de colágeno e aumenta a lubrificação do canal vaginal, melhorando também  o turgor e a musculatura. 

Para a parte externa da vulva, também utilizamos o Fotona StarWalker que, além de ter  ótima eficácia para o clareamento, melhora a qualidade da pele da região íntima como um todo.

Radiofrequência

De maneira semelhante ao laser, aparelhos com esta tecnologia promovem o aquecimento seguro e controlado, mas por meio da energia eletromagnética, não térmica.

A radiofrequência, em conjunto com o laser, compõe um protocolo de excelentes resultados para mulheres que tiveram parto normal — fator de risco para falta de lubrificação e frouxidão vaginal.

Já quando se combina a radiofrequência com o ultrassom, esse aquecimento é mais rápido, confortável e eficaz. Isso é possível por meio do aparelho Exilis Ultra 360, outro diferencial da nossa clínica.

Os resultados são perceptíveis com apenas duas semanas da realização dos procedimentos, tanto com laser quanto radiofrequência, e duram aproximadamente 12 meses.

Assim, a harmonização íntima é o tratamento médico que pode resolver uma série de sintomas que surgem com a idade e/ou maternidade, transformar a vida sexual, o estado psicológico e até contribuir com os resultados de uma cirurgia bariátrica.

Gostou da dica? Saiba mais sobre nossos procedimentos acompanhando nosso perfil no Instagram! 

Responsável técnico: Dra. Paula Chicralla (RQE 15402)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Paula Chicralla

Av. das Américas, 3500, Bloco 6, Loja C,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102.

  • Estacionamento valet disponível.
  • Acessibilidade para cadeirantes.
Traçar rota até a clínica