Envelhecimento capilar e cabelo branco tem tratamento?

Você já se perguntou se existe tratamento para cabelo branco

A resposta é sim e não.

O embranquecimento do cabelo faz parte do processo de envelhecimento capilar. Ele é inevitável, mas podemos postergá-lo. 

Dessa forma, não é que exista uma doença a ser tratada, mas há procedimentos que deixam os fios mais fortes e com a cor original por mais tempo.

Leia o resto do artigo e descubra que técnicas são essas.

Cabelo branco precisa de tratamento? 

A partir dos 35 anos de idade, a maioria das pessoas começaram a se deparar com a perda da cor dos fios

A principal razão dessa mudança é a redução progressiva da função dos melanócitos, que são as células que dão cor aos cabelos. O termo técnico para essa alteração é canície ou encanecimento. 

Dessa forma, aos 50 anos, os fios começam a se tornar grisalhos. Mas será que pode acontecer antes? 

Sim, a partir dos 20 anos, há quem já tenha algum fio branco perdido pelo couro cabeludo, o que ocorre por fatores como estes:

  • tabagismo;
  • deficiência de vitamina B12;
  • vitiligo;
  • alterações na tireoide;
  • anemia;
  • estresse;
  • genética.

E então, precisa de tratamento? 

Depende. Se o caso for um encanecimento precoce causado por deficiência de vitaminas ou doenças hormonais, sim. Solucionar a causa pode ajudar no aspecto dos fios.

Já se o cabelo branco estiver nascendo por causa da idade, a rigor, não é necessário começar um tratamento. 

A não ser que a aparência influencie seu bem-estar psicológico e você se sinta melhor com os fios coloridos. Além disso, os fios podem não apenas ficar brancos, como mais fracos e frágeis, por isso vale a pena investir nos tratamentos.

O que é envelhecimento capilar? 

Se nós todos envelhecemos, por que o cabelo não se incluiria? Os fios envelhecidos, além de brancos, ficam mais finos, menos densos e aparecem entradas no couro cabeludo.

Além da idade, a radiação solar, a má alimentação e a poluição são fatores que colaboram para que o envelhecimento capilar se dê de forma precoce, a partir dos 30 anos de idade.

O processo é irreversível, como o envelhecimento geral, mas pode ser retardado. 

Como funciona o tratamento do cabelo branco?

O cabelo branco, assim como o afinamento dos fios e a calvície, faz parte do envelhecimento capilar. 

Obviamente, o tratamento depende da situação de saúde de cada paciente. Por isso é tão importante consultar um médico tricologista para receber a avaliação e a terapia individualizada. Mas, veja, a seguir, alguns dos tratamentos realizados para a maioria dos casos: 

Tratamento com laser 

A aplicação de laser no couro cabeludo possibilita a oferta de fatores de crescimento direto no local, onde podem nascer os fios brancos. Essas substâncias desaceleram o aparecimento de novos fios brancos, deixando o cabelo, como um todo, com sua cor original por mais tempo.

Nutrição orgânica

Para quem deseja cuidar dos cabelos sem a tecnologia do laser, a nutrição orgânica possibilita a reconstrução da fibra com aminoácidos, vitaminas e sais minerais. Isso torna o fio mais forte e saudável, retardando o seu envelhecimento. 

Reposição de aminoácidos

Esta opção consiste na reposição de mais de 20 aminoácidos, o que devolve a vitalidade do cabelo e combate o envelhecimento dos fios ainda jovens. 

Testes genéticos

A realização de testes genéticos informa os fatores que mais contribuem para o envelhecimento dos cabelos, se é a poluição, a alimentação etc. Com isso, o médico pode traçar um plano de tratamento ainda mais acertado e eficaz.

O cabelo branco pode ou não precisar de tratamento. Vai depender do impacto que o visual tem para a sua saúde psicológica. Mas como o envelhecimento capilar acontece, inevitavelmente, é importante cuidar dos fios desde cedo para que eles fiquem fortes e saudáveis para entrar nessa fase. 

E você, já notou um outro fio branco nascendo no couro cabeludo? Entre em contato e conheça nossas opções de tratamento! 

Responsável técnico: 

Dra. Paula Chicralla (RQE 15402)

Imagem: Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Paula Chicralla

Av. das Américas, 3500, Bloco 6, Loja C,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102.

  • Estacionamento valet disponível.
  • Acessibilidade para cadeirantes.
Traçar rota até a clínica