Tratamento para queda de cabelo: 5 opções que realmente funcionam

Em 2018, ocorreu aumento de 40% no número de mulheres que buscaram tratamento para queda de cabelo, segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Dermatologia). A Sociedade também afirma que cerca de 50% do público feminino se queixa de queda dos fios e 5% efetivamente sofre de calvície.

Os números podem preocupar, mas há sim tratamentos que funcionam. Depois de uma consulta médica, algumas das terapias que podem ser recomendadas são o uso de shampoos e locors topicas, além da administração oral de medicamentos e vitaminas, conforme a necessidade de cada um. 

No entanto, muitos pacientes não obtêm resultados satisfatórios — sobretudo pelos efeitos colaterais dos medicamentos ou pela falta de comodidade, já que se exige a aplicação diária de produtos extras no cabelo. Por isso, existem opções ainda mais eficazes. 

Neste artigo, você vai compreender exatamente o que é a queda de cabelo, como tratá-la sem estresse e como avaliar o tratamento. Vamos lá?

O que é queda de cabelo

Em primeiro lugar, a queda de cabelo é um processo natural — até certo ponto. O padrão de normalidade é entre 100 a 150 fios  por dia nos adultos, junto com um crescimento de 0,35 mm. Na ocasião dessa quantidade passar de 150 fios, o diagnóstico, no geral, é dado como alopecia, termo formal dado à queda de cabelo.

A alopecia acontece por um ‘defeito’ no folículo piloso, unidade que forma o pelo. Esse problema pode resultar em duas situações:

  • alteração transitória e não destrutiva, na qual o folículo tem a capacidade de fazer o cabelo crescer novamente;
  • alteração que destrói a matriz, produzindo atrofia do folículo e ausência permanente dos fios.

A alopecia areata, de causa desconhecida, é relativamente comum em qualquer perfil de paciente e, a androgênica, é a queda de cabelo influenciada pela genética e que tem preferência pelos homens. 

Recursos avançados como tratamento para queda de cabelo

  • PRP (Plasma Rico em Plaquetas)

Você talvez já saiba que as plaquetas são como ‘tampões’ quando ferimos nossa pele e ajudam na regeneração, certo? Um soro (ou plasma) rico em plaquetas também confere poder de regeneração, no caso, para os folículos e estimulam, assim, o crescimento de novos fios de forma segura e eficaz, sem efeitos colaterais. 

  • MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele)

E se em vez de engolir comprimidos para tratamento de queda de cabelo você pudesse ter o fármaco concentrado e direto dentro da pele? Essa é a proposta da MMP cuja aplicação é 100% segura.  

  • Transplante ou implante capilar

É a transferência de fios da própria pessoa — da região da cabeça onde não há queda de cabelo, geralmente laterais e parte detrás, para a parte que tem poucos fios. São feitas pequenas incisões para a retirada de 1 a 4 fios por vez. Aqui, na Dermatologia Avançada Paula Chicralla, você pode optar pela cirurgia robótica, a qual mobiliza até 8500 fios por sessão cirúrgica, tratamento feito sob a responsabilidade do renomado cirurgião dermatológico Dr. José Rogério Regis. 

  • LED (Diodo Emissor de Luz)

LED é uma radiação de baixa intensidade capaz de estimular as células que ‘fabricam’ o cabelo, dando energia a elas.

  • Fotona capilar

Emissor de um laser que melhora a circulação do sangue levando mais nutrientes para os folículos terem condições de gerar mais fios de cabelo. Além disso, pode entregar medicamentos ao couro cabeludo de forma indolor e rápida. 

Como é mensurado os resultados desses tratamentos 

Além da avaliação clínica, em que se deve ser questionado quanto ao histórico familiar do paciente, exames laboratoriais, inspecionado o couro cabeludo como um todo com dermatoscopia, etc, pode-se utilizar a tricoscopia pelo método Fotofinder,  um exame conhecido mundialmente  que investiga a perda capilar com a máxima exatidão de forma digital e indolor.

Este artigo interessou? Então nos faça uma visita e conheça todas essas opções de alto padrão para cuidar do seu cabelo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Paula Chicralla

Av. das Américas, 3500, Bloco 6, Loja C,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102.

  • Estacionamento valet disponível.
  • Acessibilidade para cadeirantes.
Traçar rota até a clínica