É dos carecas que elas gostam mais? 7 tratamentos para a calvície masculina

“É dos carecas que elas gostam mais.” Você já cantou essa música em algum momento da sua vida, não é? Essa ideia era aceita, um tempo atrás, quando ainda não tínhamos muitas opções eficazes para o controle da queda e do afinamento capilar.

Apesar da calvície masculina não ter cura, hoje em dia os pacientes podem ter um excelente controle na sua progressão e uma melhora importante da perda — sobretudo quando o tratamento é iniciado precocemente.

Para isso, adotamos diversos protocolos de tratamentos, dependendo de cada caso.

Conheça alguns deles, a seguir.

7 protocolos eficazes para o tratamento da calvície masculina

O médico especialista para a calvície é o tricologista. Qualquer alteração no couro cabeludo ou na saúde dos fios indica a necessidade de buscar um atendimento com esse profissional.

Conheça os protocolos que costumam ser aplicados na maioria dos casos de queda de cabelo:Sempre

Suplementos orais 

Para evitar a calvície, tanto em homens quanto nas mulheres, é importante que as dosagens de vitamina C e D estejam adequadas. Caso contrário, o médico prescreverá como e que dose de suplemento oral deve ser acrescentado à dieta.

Vale lembrar que, embora esteja na moda, biotina e vitamina E não têm comprovação científica como tratamento para calvície masculina. A biotina, inclusive, pode contribuir para a perda dos fios — assim como o selênio, outro nutriente muito conhecido.  evite a automedicação, mesmo que se trate de suplementos.

Loções tópicas e medicações orais 

Alguns medicamentos podem ser aplicados diretamente no couro cabeludo para estimular o crescimento dos fios. 

Outros tipos de fármacos também podem ser utilizados, mas em comprimidos, pela via oral. 

Alguns deles possuem o mecanismo de estimular a circulação sanguínea e possibilitar que mais oxigênio e nutrientes cheguem à raiz dos cabelos. 

Controle da obesidade e de distúrbios hormonais

Você sabia que a obesidade e os distúrbios da tireóide aumentam a queda de cabelo? 

Por isso, é fundamental fazer acompanhamento profissional. Assim, o médico tricologista identifica a associação e encaminha para o endocrinologista fazer o manejo das alterações.

Controle da dermatite seborréica do couro cabeludo 

Dermatite seborreica é a doença mais relacionada à famosa caspa. Ela é um fator agravante da queda de cabelo, logo, também precisa ser controlada pelo dermatologista.

Laser para uso em casa (home device)

O laser ou LED de baixa potência é outro protocolo de alta eficácia para a calvície masculina. 

A tecnologia estimula as células que produzem os fios de cabelo e a boa notícia é que é possível realizar o tratamento do conforto de casa, com aparelhos portáteis, como escovas e bonés com laser.

Drug delivery de medicações tópicas 

Uma variação do tratamento com laser para a calvície é o drug delivery, isto é, o aquecimento do couro cabeludo com laser fracionado. 

A sensação é totalmente tolerável, sem dor e a luz cria pequenos orifícios por onde as medicações passam e exercem seu efeito terapêutico de forma mais intensa.

Microagulhamento ou microperfusão de medicações 

Outra técnica para uma entrega eficaz dos ativos que tratam a calvície masculina é o deslizamento de microagulhas — também de forma praticamente indolor — para a microperfusão direta de medicações no couro cabeludo.

Os avanços da Medicina Capilar possibilitaram que os pacientes com calvície masculina finalmente recorressem aos tratamentos comprovados. Nada melhor do que cantar “é dos carecas que elas gostam mais”, mas sabendo da possibilidade real de recuperar os fios, não é mesmo?

E você, está com a sua saúde capilar em dia? Converse conosco pelo WhatsApp e agende sua avaliação! 

Responsável técnico: Dra. Paula Chicralla (RQE 15402)

Imagem: freepik / stockking

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Paula Chicralla

Av. das Américas, 3500, Bloco 6, Loja C,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102.

  • Estacionamento valet disponível.
  • Acessibilidade para cadeirantes.
Traçar rota até a clínica