Novidades em Melasma

Manchas escuras na face que pioram com sol e muitas vezes são difíceis de tratar – pode ser Melasma, e só quem tem sabe todas as dificuldades que enfrentamos.

Se antes o Melasma era relacionado com a gravidez ou o uso de anticoncepcional, atualmente ficou conhecido como as manchas que pioram não só com o sol, mas também com a luz visível, inclusive de lâmpadas e equipamentos eletrônicos com tela.

Hoje em dia sabemos que as causas do Melasma não são totalmente esclarecidas, mas vão muito além destas descritas. Essa disfunção dos melanócitos tem sido relacionada com o estilo de vida como situações de estresse e alterações do sono.

Diante de tantos desafios temos nos especializado no manejo do Melasma e, embora não possamos prometer a cura, conseguimos o seu controle através de uma avaliação individualizada e exames como a dermatoscopia que nos permite observar a quantidade e profundidade do pigmento, bem como o aumento do número de vasos.

A partir dessa abordagem traçamos planos estratégicos que envolvem a associação de fotoproteção tópica e sistêmica e o uso oral de substâncias antioxidantes com ação na pigmentação da pele. Novos medicamentos como o Glysodin e Probióticos têm sido incorporados ao arsenal terapêutico.

O uso de lasers como o Nd:Yag em picossegundos mudou a abordagem e se tornou o principal procedimento a ser realizado. Iniciamos com a realização de 3 sessões para tratamento seguidas de sessões mensais de manutenção.

Embora na teoria pareça simples, sabemos que disciplina é fundamental e somente com um trabalho integrado e interação entre médicos e pacientes conseguiremos obter os melhores resultados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Paula Chicralla

Av. das Américas, 3500, Bloco 6, Loja C,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102.

  • Estacionamento valet disponível.
  • Acessibilidade para cadeirantes.
Traçar rota até a clínica