O que é retenção de líquido e quais os melhores tratamentos

Quem costuma ter inchaço no corpo, provavelmente se pergunta o que é essa retenção de líquido.

Na maioria dos casos, é um desequilíbrio de fluidos corporais. Algumas mulheres, por exemplo, costumam ter inchaço durante o ciclo menstrual — período com intensa influência hormonal, que modifica o calibre dos vasos sanguíneos.

Por outro lado, em outras pessoas, a retenção de líquido pode sinalizar doenças renais e outras patologias — assim, deve ser feita uma avaliação médica.

Neste artigo, você vai entender o que é retenção de líquido, quando ela pode ser mais grave e quais os principais tratamentos.

O que é retenção de líquido no corpo?

Na retenção de líquido, os fluidos extravasam e se acumulam nos tecidos, causando edema ou inchaço. 

Esse distúrbio pode ocorrer por diversas causas, dentre elas: quantidade anormal de proteínas no sangue, maior quantidade de sais no corpo, interação da postura prolongada com a gravidade (ficar muito tempo sentado, por exemplo), sedentarismo etc.

Por isso que, ao se alimentar bem, realizar exercícios e outras recomendações, já ajuda consideravelmente na diminuição desse excesso de líquido que fica retido no corpo.

Em situações particulares, na gravidez, por exemplo, a retenção de líquido também é comum. Ela ocorre por ação de um hormônio que dilata os vasos sanguíneos e desencadeia o inchaço. 

Agora se você já notou inchaço ao redor dos olhos no período da manhã, dor, calor ou vermelhidão na região inchada e cansaço, pode ser que exista uma doença não diagnosticada causando esse desequilíbrio hídrico, como hipertensão, disfunção renal, doenças na tireoide, entre outros. 

Busque atendimento o quanto antes, nesse caso. 

Quais os principais tratamentos para a retenção de líquido?

Se o seu inchaço aparece em alguns períodos apenas, mas ainda assim incomoda, vale a pena conhecer os tratamentos que melhoram o quadro. 

Além disso, a retenção de líquido não tratada pode agravar a celulite, alteração de pele que não pode ser eliminada de forma definitiva.

Orientações nutricionais

  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Diminua a quantidade de sal nos alimentos (até 1 colher de café por dia);
  • Reduza o consumo de alimentos processados e enlatados, pois eles também têm grande quantidade de sal;
  • Adicione chás diuréticos à dieta, como chá de canela com gengibre e chá-verde;
  • Dê preferência a alimentos ricos em água ou diuréticos, como melancia, couve-flor e morango.

Além disso, algumas pessoas que têm inchaço estão carentes de vitamina B6. Por isso, é importante fazer uma avaliação nutricional para trabalhar todas as estratégias para desinchar. 

Drenagem linfática

A retenção de líquido pode afetar os braços, as pernas, a barriga e a face. Por meio de técnicas manuais, esse líquido pode ser levado aos vasos linfáticos — o sistema feito para a eliminação desse fluido. 

A massagem tem alta eficácia e os resultados aparecem nas primeiras sessões. 

Vale destacar que nem todo contato manual é drenagem. Os vasos são delicados, portanto, busque um profissional que saiba executar bem a técnica.

Tratamento medicamentoso

Os diuréticos precisam de indicação médica, especialmente quando é diagnosticado alguma doença como as que citamos — hipertensão, doença renal crônica e outras. 

Furosemida e hidroclorotiazida são exemplos desses remédios, mas jamais devem ser tomados por conta própria, especialmente pelo risco de arritmias.

Agora que você sabe o que é retenção de líquido, faz muito mais sentido seguir as orientações tão difundidas, não é mesmo? Beber muita água e se alimentar bem são recomendações comuns, mas saber a relevância delas e ter um profissional por perto dá mais motivação para manter a disciplina.

Aqui na Clínica Paula Chicralla, contamos com uma nutricionista e uma equipe de fisioterapeutas corporais altamente capacitada para atender você. Marque sua consulta! 

Responsável técnico: Dra. Paula Chicralla (RQE 15402)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Paula Chicralla

Av. das Américas, 3500, Bloco 6, Loja C,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102.

  • Estacionamento valet disponível.
  • Acessibilidade para cadeirantes.
Traçar rota até a clínica