Como tirar cicatrizes do rosto: 6 procedimentos sem cortes

Muitos pacientes chegam às clínicas perguntando como tirar cicatrizes do rosto. A necessidade existe, afinal, quem não gosta de ter a pele lisinha como um bom cartão de visitas?

A vantagem é que existem possibilidades de suavizar essas marcas sem cirurgias ou procedimentos com cortes. Quer saber como? Leia o texto completo!

Como tirar cicatrizes do rosto?

A formação de cicatrizes — mesmo no rosto — faz parte do processo natural de recuperação. 

Seja por acidentes, queimaduras ou acne, a pele sofre a lesão e a produção de um novo tecido é a forma que o corpo encontra para tentar restaurar o equilíbrio e a integridade do tecido.

Assim, quando a cicatriz é recém-formada em uma pele clara, ela é rosada ou vermelha. Com o tempo, ou ela fica mais escura que a pele — ou mais clara. Fatores como idade, saúde geral e tamanho da lesão influenciam a aparência da cicatriz.

Ao procurar um tratamento para cicatrizes no rosto, as quais podem mexer tanto com a autoestima, é importante saber que elas podem não sumir por completo. 

Já se houver uma lesão recente, outras abordagens terapêuticas podem ser feitas para prevenir a formação da cicatriz, ao mesmo tempo em que a lesão se recupera.

Agora, conheça seis procedimentos simples e muito utilizados para melhorar a aparência dessas marcas no rosto ou no corpo. 

Peeling

O peeling é um excelente procedimento para corrigir a cor das cicatrizes e que pode ser feito com cristal, ativos químicos, vegetais, entre outros. 

Além disso, ele não promove um benefício único, como tirar cicatrizes do rosto. O procedimento também resulta em:

  • pele mais suave e com viço;
  • fechamento dos poros;
  • redução no número de acnes;
  • melhora da penetração e eficiência dos produtos utilizados no skincare.

Microagulhamento

É um procedimento que consiste no deslizamento de microagulhas no rosto, que geram pequenas lesões e estimulam o colágeno da pele.

Como resultado, as cicatrizes do rosto ficam mais superficiais, estreitas e os poros mais fechados — melhorando a aparência geral da pele. 

Microinfusão de medicamentos

É como uma variação do microagulhamento, pois, além das microlesões, o dermatologista também aplica medicamentos diretamente na cicatriz.

Assim, além da formação de colágeno, a microinfusão também acelera a melhora do aspecto das marcas. 

Bioestimuladores de colágeno

Os bioestimuladores são ativos injetáveis que estimulam a produção de colágeno na pele.

Um dos protocolos validados também promove suavização das cicatrizes, até porque a flacidez evidencia as marcas. Logo, ao tratar a flacidez, elas também ficam mais discretas.

Laser

O laser é o procedimento capaz de fazer as cicatrizes vermelhas ou rosadas sumirem aos poucos. A tecnologia cauteriza alguns vasos sanguíneos, responsáveis por essa coloração da cicatriz.

Outros tipos de laser podem romper fibras desorganizadas de colágeno e, assim, permitir que a cicatriz se remodele, fique mais flexível e menos aparente.

LED

O LED vermelho, tecnologia semelhante ao laser, estimula a regeneração dos tecidos e previne a formação de queloides.

Além disso, outra modalidade de LED também é bactericida, o que ajuda no tratamento das acnes ativas e previne a formação das cicatrizes.

Vale lembrar que o tratamento das marcas não ajuda apenas na questão estética, mas no alívio de possíveis sintomas que também surgem, como coceira, dor e sensibilidade. 

A preocupação com a aparência e com a saúde é normal e se reflete em necessidades, como tirar cicatrizes do rosto. Por isso vale a pena saber que procedimentos são mais eficazes, seguros e com menos desvantagens, como cortes externos.

O que você achou de conhecer opções que ajudam com as cicatrizes do rosto? Aproveite e confira os benefícios dos bioestimuladores de colágeno no combate da flacidez!

Responsável técnico:

Dra. Paula Chicralla (CRM: 5279669-7 / RQE: 15402) 

Imagem: Freepik / pressfoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica Paula Chicralla

Av. das Américas, 3500, Bloco 6, Loja C,
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102.

  • Estacionamento valet disponível.
  • Acessibilidade para cadeirantes.
Traçar rota até a clínica